Introdução

A teoria mais aceita atualmente é que o nome Caatinga é originário do tupi: caa (mata) + tinga (branca). É um grande domínio, sendo ele única e exclusivamente brasileiro. Hoje, a Caatinga tem uma área aproximada de 850 mil quilômetros quadrados, o que representa 9,92% de todo o território nacional. A Caatinga abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais. No Ceará a área natural ocupada pela Caatinga é de quase 130 mil km², representando quase 85% da área de todo o estado, mas que devido à devastação incontrolada tem apenas 16% de sua cobertura florestal nativa atualmente. A região, além da sua vastidão, também tem uma rica biodiversidade, apresentando mais de 40 tipos de solo diferentes, mais de 1000 espécies de plantas e mais de 800 espécies de animais vertebrados.

segunda-feira, maio 27, 2013

Movimentos Sociais



   A seca e a miséria do sertão foram alguns dos fatores que propiciaram a existência de movimentos populares de resistência/revolta. Os mais famosos e conhecidos são Canudos e o Cangaço.
   O Cangaço surgiu entre o final do século XIX e começo do XX (início da República). Os grupos de cangaceiros apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população. Seus participantes eram nômades, não possuíam moradia fixa, e passavam pelas cidades realizando roubos, sequestros e muitas vezes assassinatos. Por alguns eram vistos como justiceiros e por outros como bandidos, o fato é que tentavam compensar as desigualdades sociais enfrentadas de maneira violenta e com ‘’as próprias mãos’’.
   A chamada Guerra de Canudos, Revolução de Canudos ou Insurreição de Canudos foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia. Foi fruto da grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, da crença na salvação milagrosa e a exclusão econômica e social. Motivos semelhantes ao do Cangaço, com exceção da crença no milagre. Consolidando uma comunidade não sujeita ao mando dos representantes do poder vigente, Canudos, nome dado à comunidade por seus opositores, se tornou uma ameaça ao interesse dos poderosos.  Ao contrário das expectativas do governo, a comunidade conseguiu resistir a quatro investidas militares. Somente na última expedição, que contava com metralhadoras e canhões, a população apta para o combate (homens e rapazes) foi massacrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário