Introdução

A teoria mais aceita atualmente é que o nome Caatinga é originário do tupi: caa (mata) + tinga (branca). É um grande domínio, sendo ele única e exclusivamente brasileiro. Hoje, a Caatinga tem uma área aproximada de 850 mil quilômetros quadrados, o que representa 9,92% de todo o território nacional. A Caatinga abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais. No Ceará a área natural ocupada pela Caatinga é de quase 130 mil km², representando quase 85% da área de todo o estado, mas que devido à devastação incontrolada tem apenas 16% de sua cobertura florestal nativa atualmente. A região, além da sua vastidão, também tem uma rica biodiversidade, apresentando mais de 40 tipos de solo diferentes, mais de 1000 espécies de plantas e mais de 800 espécies de animais vertebrados.

segunda-feira, maio 27, 2013

Relação Fauna x Flora



A flora da Caatinga tem por características a folhagem xerófila, com adaptações ao clima seco, como raízes tuberosas, folhas convertidas em espinhos para diminuir a evapotranspiração e o predatismo.
Já a fauna da Caatinga tem por característica a casca grossa para diminuir a transpiração e resistir a seca, hábitos noturnos que diminuem sua exposição ao rigor da região, e porte médio ou pequeno. Por isso a fauna da Caatinga é basicamente composta de aves e peixes, mas também com vários mamíferos, répteis e anfíbios.
Pode não parecer, mas a fauna e a flora tem uma intrínseca relação na Caatinga. Como exemplo temos as adaptações da flora para evitar o predatismo, e as adaptações na dieta dos animais, que tem que se alimentar basicamente de frutas e animais pequenos.

Essa relação nos é dada com clareza no livro da escritora Gerda Nickel Maia, que relata com minúcia essa relação, apresentando aspectos que nos mostram como a fauna e a flora tem uma relação mútua e cíclica entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário